7 de fevereiro de 2010

Olhanense-Nacional, 1-0


Fiel ao 4x3x3, Jorge Costa apenas inovou na entrada de Miguel Ângelo para o centro da defesa em detrimento de Anselmo. No Nacional, Manuel Machado, alinhou os seus jogadores num 4x1x3x2, com a estreia de Oldoni no ataque, ao lado de Edgar Silva, tendo surpreendido ao deixar Pecnik no banco, delegando a organização do jogo ofensivo da equipa em João Aurélio. Luíz Alberto, interior esquerdo, ocupou a vaga de Ruben Micael.

Não foi por falta de oportunidades que o jogo foi para intervalo com o resultado em branco. Foi por falta de pontaria dos jogadores das duas equipas, principalmente nas finalizações com a cabeça, que o nulo se manteve durante os primeiros quarenta e cinco minutos. Nesse aspecto, jogo aéreo, Edgar Silva, Oldoni e Djlamir falharam as mais flagrantes oportunidades de golo. Com os pés, Castro foi o mais perdulário, com duas possibilidades desperdiçadas.

Neste período, o Olhanense experimentou muitas dificuldades em encontrar espaços na zona ofensiva, principalmente pelo centro, muito povoado por adversários. Paulo Sérgio e Ukra, nas alas, iam animando o ataque algarvio. Os madeirenses soltavam-se melhor no último terço, chegando mais vezes e com maior perigo à baliza adversária.

O Nacional começou a segunda parte a desperdiçar bom ensejo, por Halliche. Poucos segundos depois, Manuel Machado tirou o trinco Cléber e fez entrar Pecnik, recuando Luís Alberto, reforçando as intenções ofensivas da sua equipa. Anselmo, pouco depois substituiu Edgar Silva, mas mantiveram-se os propósitos.

Jorge Costa respondeu com as entradas de Delson e Yazalde, por troca directa com Rui Baião e Djalmir, mas ficou com mais velocidade no ataque, como se provou, quatro minutos depois da entrada do internacional sub-21, quando, solicitado por Rui Duarte, bateu Felipe Lopes em velocidade, obrigando o defesa adversário a cometer falta, quando se isolava. Duarte Gomes expulsou o defesa do Nacional, obrigando Manuel Machado a rever os seus intentos, já que teve que tirar o estreante avançado Pedro Oldoni para entrar o central Tomasevic, e refazer a defesa.

Em superioridade numérica, o Olhanense aumentou o seu ego e alterou o rumo do jogo, aumentando a posse de bola e jogando mais próximo da baliza de Bracalli, sem, contudo criar muitas oportunidades de golo. Toy aproveitou um bom cruzamento de Rui Duarte para dar uma importante vitória ao Olhanense, antes de um ciclo de jogos difícil que vai agora começar.

Sem comentários: