8 de fevereiro de 2010

"Benfica e FC Porto estão a seguir o exemplo da formação do Sporting"; Simão fala sobre as expectativas de Portugal na África do Sul


Simão Sabrosa tece rasgados elogios ao trabalho de formação feito no Sporting – onde “cresceu” como jogador – e exemplifica com o facto de, na sua opinião, «todos os extremos talentosos» da Selecção Nacional serem oriundos das camadas jovens leoninas. Benfica e FC Porto, defende o internacional português, estão a seguir a “peugada” do leão.

Em entrevista ao site da FIFA, o jogador do At. Madrid justificou o porquê de Portugal contar nas suas fileiras com vários extremos de qualidade, ao contrário de outras selecções.

«Deve-se ao trabalho que é desenvolvido no nosso País, especialmente nos escalões de formação do Sporting. Desde pequenos, os atletas são expostos a uma táctica em que os jogadores importantes são os extremos. O clube procura os jovens mais talentosos e trabalha na sua formação, com um grupo de treinadores competentes», referiu.

«Outros clubes, como Benfica e FC Porto, estão a seguir agora o exemplo do Sporting, mas todos os extremos talentosos da Selecção, como Cristiano [Ronaldo], Figo, Nani, Quaresma e eu próprio, todos começámos no Sporting», observou.

A referência maior, essa, será sempre Luís Figo. «Desde pequeno, quando cheguei ao Sporting, acompanhava os treinos dele. O meu sonho foi sempre ser como ele», recorda Simão, companheiro de equipa do ídolo no Sporting, no Barcelona e também na Selecção. Luís Figo já se retirou, mas, mesmo assim, «continua a ser um exemplo para todos».

Simão fala sobre as expectativas de Portugal na África do Sul

Simão falou ao “site” da FIFA sobre as expectativas da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo, a realizar na África do Sul. Para o extremo do Atlético Madrid, Portugal ficou colocado no grupo mais difícil da primeira fase, por isso considera ser importantíssimo pontuar no primeiro jogo, diante da Costa do Marfim.

«É o grupo mais duro da competição. Brasil, Costa do Marfim e Coreia do Norte será muito difícil. Se quisermos seguir em frente, teremos de jogar da mesma forma como terminámos a fase de qualificação. É vital ganhar, ou pelo menos somar um ponto, no primeiro jogo. Os nossos adversários são muito fortes, sabemos disso, mas também teremos tempo para bis prepararmos», referiu Simão, garantindo que o objectivo de Portugal será sempre passar a primeira fase da competição.

«Depois veremos o que acontece. Se passarmos, tudo será possível, se bem que também poderá não ser fácil pois podemos encontrar logo a Espanha. De qualquer forma, primeiro que tudo temos de passar o nosso grupo.»
Fonte:Abola.

Sem comentários: