29 de janeiro de 2010

Kléber perto do FCP


Está por horas a chegada de Kléber ao Dragão para reforçar o plantel do FC Porto. Os tetracampeões nacionais enviaram um representante a Belo Horizonte na segunda-feira para negociar a transferência do avançado para o Dragão e tudo está encaminhado para que o Gladiador, como é conhecido, seja mesmo o último reforço do FC Porto para a actual temporada. Os portistas terão oferecido cerca de 7,5 milhões de euros para garantir a contratação da principal referência ofensiva do Cruzeiro e, desta vez, o negócio tem mesmo condições para ser concluído de forma positiva. Resta limar apenas algumas arestas para que a transferência fique definitivamente concluída, mas o facto de o Cruzeiro ainda se encontrar na Bolívia, onde defrontou o Rela Patosi, em jogo da Copa Libertadores, pode atrasar um pouco mais a conclusão do negócio a que Kléber ainda terá de dar o seu acordo. O clube brasileiro só deve chegar a Belo Horizonte ao final da tarde de hoje, sendo provável que o jogador viaje para Portugal durante o fim-de-semana, ainda dentro da janela de transferências de Inverno que encerra na segunda-feira.

Recorde-se que o interesse do FC Porto no avançado já tinha sido tornado público durante o Verão, altura em que as negociações entre os campeões nacionais, o Cruzeiro e o jogador se prolongaram durante quase um mês, acabando por se gorar perante a intransigência do clube brasileiro, que estabeleceu como fasquia para a contratação de Kléber 10,5 milhões de euros.

Agora, depois de uma época com altos e baixos, nomeadamente no que diz respeito à relação com os adeptos do Cruzeiro, com a EMS, uma farmacêutica que investiu vários milhões de euros no seu passe, a pressionar para a venda e o Palmeiras a desistir ainda ontem da sua contratação, o Cruzeiro terá revisto as suas exigências, facilitando a conclusão do negócio por valores mais aceitáveis para os cofres do Dragão.

Kléber é um avançado possante, com evidentes semelhanças com Hulk a quem, de resto, servirá de alternativa e com quem também partilha um feitio algo agreste. A sua principal característica é a polivalência para jogar no ataque. É agressivo, forte a jogar com espaço, revelando-se particularmente eficaz frente a defesas fechadas. Conhece bem os espaços ofensivos, quer na zona central, quer nas alas e é eficaz a finalizar com qualquer dos pés. Um reforço de peso, tanto mais quanto recentemente conseguiu o passaporte comunitário, por ser de ascendência italiana o que o torna interessante para o mercado europeu.

Recorde-se ainda que Kléber já actuou na Europa, ao serviço do Dínamo de Kiev. No Brasil, representou também São Paulo e Palmeiras, contando no seu currículo com um título de campeão do mundo de sub-20 pelo Brasil em 2003.


B.I.
Kléber Giacomazzi de Souza Freitas

Posição: Atacante

Data Nascimento: 12/08/1983

Naturalidade: Osasco-SP

Altura: 1.73 m

Peso: 78 kg

Jogos: 40

Golos: 27

Carreira: São Paulo (2003); Dínamo Kiev (2004 - 2008); Palmeiras (2008); Cruzeiro (desde 02/2009)

Estreia no Cruzeiro: Cruzeiro 3 x 0 Estudiantes, em 19/02/2009, no Mineirão, pela Copa Santander Libertadores

Títulos: Campeonato Mundial Sub-20 2003; Campeonato Ucraniano 2004 e 2007; Taça Ucraniana 2005, 2006 e 2007; Campeonato Paulista: 2008; Campeonato Mineiro 2009

Convocações Selecção Brasileira: Sub-20 2003
In:Ojogo

Sem comentários: